GTGA/UNIR contribui nas análises no Conflitos no Campo Brasil 2021

Publicado em: 13/05/2022 11:05:56

Professor Ricardo Gilson da Costa Silva, coordenador do GTGA/UNIR, escreveu o artigo “A desamazonização da Amazônia: conflitos agrários, violência e agrobandidagem”


O professor Ricardo Gilson da Costa Silva, coordenador do GTGA/UNIR, escreveu o artigo “A desamazonização da Amazônia: conflitos agrários, violência e agrobandidagem”, publicado no Conflitos no Campo Brasil 2021, revista anual da Comissão Pastoral da Terra – CPT.

 

WhatsApp Image 2022-05-13 at 11.36.07

Resumo:

A análise se fundamenta na compreensão dos conflitos agrários e territoriais como um processo embrionário de desamazonização da Amazônia. Atribui tal situação ao projeto político-territorial dos grupos das economias extrativas, que têm nos agronegócios suas referências políticas. Desse modo, as disputas por terras e territórios é uma disputa social que tendem a desestruturar os elementos formadores da particularidade regional e estética socioambiental da Amazônia.

 

Referência:

COSTA SILVA, R. G. A desamazonização da Amazônia: conflitos agrários, violência e agrobandidagem. CONFLITOS NO CAMPO BRASIL, v. 1, p. 104-111, 2022. Link: https://www.cptnacional.org.br/

 

 

 

Fonte: GTGA/UNIR