Nova publicação: MODERNIZAÇÃO E AS REGIÕES DO CAFÉ EM RONDÔNIA

Publicado em: 09/09/2021 13:31:14

Compartilhamos o artigo “Modernização e as regiões do café em Rondônia”, publicado na Acta Geográfica, Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Roraima (UFRR), de autoria dos docentes Tiago Roberto Silva Santos (IFRO, GTGA/UNIR) e Ricardo Gilson da Costa Silva (GTGA/UNIR).


Regiões especializadas de produção de café em Rondônia

WhatsApp Image 2021-09-09 at 13.21.21

Fonte: autores.

Resumo:

A cafeicultura é a terceira atividade agrícola com maior importância econômica em Rondônia e está passando por um processo de modernização técnica. Dessa forma, este trabalho apresenta uma proposta de periodização espaçotemporal da produção de café no estado, apontando as características técnicas utilizadas em cada período, compreendendo assim, as transformações espaciais ocorridas em Rondônia durante sua formação territorial e incorporando a ciência na produção de café. Além de periodizar a atividade, para entender o processo de modernização da cafeicultura, entendemos que no decorrer da história, formaram-se três importantes regiões de produção de café no estado: a região de Cacoal; a região da Zona da Mata e do Vale do Guaporé; por fim, a região de Machadinho D’Oeste. A formação de regiões produtivas de café resulta da divisão territorial do trabalho e da especialização, integrando-se ao circuito espacial de produção do café em escala local, nacional e internacional.

Palavras-chave: Cafeicultura, Modernização, Regiões produtivas, Circuito espacial de produção, Círculos de cooperação.

Referências:

SANTOS, T. R. S; COSTA SILVA, R. G. Modernização e as regiões do café em Rondônia. ACTA Geográfica, Boa Vista, v. 15, n. 38, p. 124-147, maio/ago. de 2021.

Link: https://revista.ufrr.br/actageo/article/view/4878/3412

Fonte: GTGA/UNIR