Publicado em: 05/07/2021 19:55:48
Artigo “Geografia, livro didático e educação: problematizações da temática agrária no ensino fundamental”, publicado na Revista Cerrados
Compartilhamos o artigo “Geografia, livro didático e educação: problematizações da temática agrária no ensino fundamental”, publicado na Revista Cerrados, de autoria de Ricardo Gilson da Costa Silva (GTGA/UNIR), Mirian Pereira Suave (Professora de Geografia – SEDUC/RO) e Josélia Gomes Neves (Professora da UNIR/Ji-Paraná).
Mulher quilombola quebradeira de coco babaçu
Fonte: ADAS; ADAS, 2015, p. 208. (6º ano). Figura escaneada
Resumo:
A finalidade deste trabalho consistiu em analisar a temática agrária no livro didático a partir das perspectivas estudantis detalhadas em questões relacionadas e comparadas com o livro didático adotado: Expedição Geográfica, 6º ano do ensino fundamental (2015). Os procedimentos metodológicos envolveram a aplicação de questionários para 64 estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Juscelino Kubitschek do município de Santa Luzia d’Oeste, com posterior análise documental do material didático. A lente teórica adotada foi a educação crítica (FREIRE, 1987; 2002), concepção que sustenta as relações indissociáveis entre sociedade e escola com vistas às transformações sociais. Neste sentido, reconhece a importância de os estudantes apreenderem os atuais problemas sociais e ambientais que vêm impactando as estruturas agrárias no Brasil. Conclui-se que as percepções de aprendizagem dos estudantes do 6.º ano do Ensino Fundamental acerca das questões agrárias se aproximam das perspectivas descritas pelo livro didático, e este, por sua vez, está correlacionado ao planejamento anual do professor, e assim, postulam uma visão ancorada nas expectativas das políticas neoliberais sem questionar os seus efeitos na região amazônica, demandas para um processo formativo de cunho problematizador.
Palavras-chave: Geografia Agrária. Currículo. Livro didático. Educação crítica.
Referência:
SILVA, R. G. da C.; SUAVE, M. P.; NEVES, J. G. Geografia, livro didático e educação: problematizações da temática agrária no Ensino Fundamental. Revista Cerrados, [S. l.], v. 19, n. 02, p. 20–51, 2021. DOI: 10.46551/rc24482692202118. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/cerrados/article/view/3878 . Acesso em: 2 jul. 2021.
Fonte: GTGA/UNIR